Letra
Autor e Intérprete: Junior Neves
Quando o paraense dança
Todo mundo sabe
É furacão
É Vendaval
Mexe o quadril, é no suingue
Começou, agora não vai mais parar
O Calypso é inclusão colocando todo mundo pra dançar
Diversidade cultural está nos quatro cantos do Pará
Tem Tecnomelody
Tem Guitarrada
Tem Carimbó
Tem Marujada e Siriá
Vem conhecer o país que se chama Pará
Amazônia, Brasil, tudo em um só lugar
Vem conhecer o país que se chama Pará
Um povo acolhedor você irá encontrar Aaa Aaa
O país que se chama Pará Aa Aa
O país que se chama Pará Aa Aa
Ficha Técnica
- Produção Musical: Andinho Guitt
- Concepção de Arranjos: Andinho Guitt e Junior Neves
- Backing Vocais: Simone Portela , Suzane Cavalcante e Junior Neves.
- Fotografia: Jôh Borges Neves
- Arte Gráfica: Raildo Ferreira
Plataformas Digitais
Junior Neves lança novo single: Calypso com temperos de Ruy Barata e Paulo André Barata
Autor do e-book "As Décadas do Brega, de 1970 a 2015", em parceria com o amigo José Roberto, e compositor de vários sucessos interpretados por Banda Calypso, Cia do Calypso, Xeiro Verde, Banda da Loirinha, Sayonara, entre outros, o cantor e compositor Junior Neves lançou um novo single que mistura a arte de Ruy e Paulo André Barata com elementos de Tecnomelody, Carimbó, Guitarrada, além de citar Siriá e Marujada, ritmos genuínos do Pará.
O novo single, “O PAÍS QUE SE CHAMA PARÁ!”, de autoria de Junior Neves e com produção assinada por Andinho Guitt, é uma homenagem a diversos ritmos paraenses, como Carimbó, Siriá, Guitarrada, Marujada, Calypso e Tecnomelody. Esses ritmos, nascidos nas periferias e interiores sob influências caribenhas, indígenas, afrodescendentes e caboclas, representam não apenas o Pará, mas também a Amazônia e o Brasil.
RUY BARATA E PAULO ANDRÉ BARATA
Na mesma composição, o cantor homenageia pai e filho, dois grandes ícones da música paraense e referências da música brasileira: os compositores e poetas Ruy Barata (nome de batismo: Rui Guilherme Paranatinga Barata – Santarém, 25 de junho de 1920 – 23 de abril de 1990) e seu filho, também músico e cantor, Paulo André Barata (Belém, 25 de setembro de 1946 – 25 de setembro de 2023).
O título do novo Single: 'O PAÍS QUE SE CHAMA PARÁ', foi 'pinçado' da música: 'Porto Caribe', sucesso dos Poetas: Ruy Barata e Paulo André Barata.
"Na canção, Junior Neves revisita e adapta uma frase icônica de Ruy e Paulo André Barata, pai e filho, que ecoa por toda a Amazônia: 'EU SOU DE UM PAÍS QUE SE CHAMA PARÁ.', extraída da atemporal e clássica canção 'PORTO CARIBE', de autoria da dupla. O título do novo single, 'O PAÍS QUE SE CHAMA PARÁ', foi inspirado na música 'Porto Caribe', sucesso dos poetas Ruy Barata e Paulo André Barata."
"Essa frase, dentro do contexto do Calypso paraense de minha autoria, 'O País Que Se Chama Pará', soa como um grito de afirmação, de amor e orgulho pelo nosso estado do Pará, pela Amazônia e por nossa vasta cultura inclusiva. É a conexão cultural do Pará e da Amazônia com o Brasil, através da MPB paraense e do Calypso, entre outros ritmos locais", afirma o cantor e compositor Junior Neves.