Fonte: Brasil de fato

"O produtor francês Olivier Lorsac estava de férias em Porto Seguro, na Bahia, quando a ouviu 'Chorando Se Foi' pela primeira vez em uma rádio local. Na mesma hora, teve a ideia de formar um grupo de lambada."

"...De volta à França, não perdeu tempo e, sob o pseudônimo de Chico de Oliveira, rebatizou Chorando Se Foi de Lambada e registrou a música em um cartório de Paris como se fosse de sua autoria..." Fonte BBC.com

Com tamanho sucesso, logo chegou aos ouvidos de Márcia Ferreira a nova versão de Chorando Se Foi. Em 1991, ela e a editora EMI Songs, que representava os autores da música, entraram na Justiça contra os produtores do Kaoma e ganharam a ação.

Chorando se Foi não ficou famosa apenas por sua repercussão internacional. A canção "CHORANDO SE FOI, VERSÃO BRASILEIRA" é uma versão não autorizada de Llorando Se Fue, composta pelos irmãos bolivianos Ulisses e Gonzalo Hermosa e gravada pelo grupo de música andina Los Kjarkas no álbum Canto A La Mujer De Mi Pueblo (1981).

No Brasil, a versão em português foi escrita por José Ari e gravada pela cantora mineira Márcia Ferreira em ritmo de lambada, em 1986.

O musicólogo Ricardo Cravo Albin, criador do site Dicionário Cravo Albin da MPB, diz à BBC Brasil que um dos méritos da música foi ter dado origem à lambada, gênero musical que, no fim dos anos 1980 e início dos anos 1990, disputou espaço nas rádios brasileiras com a música sertaneja e o rock nacional. 

Mas, Porém, toda via, A VERDADE, aqui no Pará... Fazendo 'justa justiça',  Segundo sua biografia: https://www.last.fm/pt/music/Mestre+Vieira/+wiki
O Sr. Joaquim de Lima Vieira, o saudoso e eterno Mestre Vieira, nasceu em 29 de Outubro de 1934. Natural da invasão do Itapoã, em Barcarena, Município do Pará que fica a aprox. 40 km da Capital, Belém. O menino Joaquim torna-se o criador da lambada e grava o clássico e pioneiro disco de sua carreira: Lambada das quebradas - 1978, https://www.youtube.com/watch?v=E_KVrOW0StQ gravado em 2 canais. São vendidas 80 mil cópias, e seguiu-se com "lambada das quebradas volume 2", outro sucesso, destaque para as músicas "melô do bode" e "lambada do rei". Foram vendidas 230 mil cópias deste disco… sucesso total… mas o Mestre não ficou milionário. A música do Vieira ultrapassou os solos brasileiros e chegou a Suíça, França e Inglaterra. Os ingleses negociaram com a Continental, sua gravadora na época, a regravação do LP" Lambada das quebradas volume 2" em Inglês, e o som dele conquistou o resto do mundo. Em 1980, é coroado pelos gringos, Rei da Guitarra e da lambada. Em 2002, é premiado pelos escoceses e ingleses como o melhor guitarrista do mundo. A Lambada, É DO PARÁ! Junior Neves. 

https://www.bbc.com/portuguese/geral-38688477#:~:text=Maior%20sucesso%20da%20carreira%20de,foi%20revisitada%20por%20diversos%20artistas

Compartilhe